Churrasco e Bom Chimarrão

dicas e curiosidades
história do mate

O chá-mate é comumente consumido na Argentina, Uruguai, Paraguai e sul do Brasil. É preparado com folhas secas e galhos finos da árvore. O nome "Mate" deriva da palavra Mati, que denomina a abóbora Lagenaria vulgaris, da qual se faz o recipiente para o consumo do chá - a Cuia. O nome científico Ilex paraguariensis foi dado pelo naturalista e botânico francês Auguste de Saint Hilaire em 1822. A árvore pertence à família Aquifoliaceae e cresce entre os paralelos 10°-30° sul.


Características Taxonômicas:

Flor: Pequenas e não vistosas, cíclicas, hermafroditas ou de sexo separado, simetria radial com pétalas e sépalas diferenciadas entre si, sendo estas geralmente em número de 4, sendo as sépalas nem sempre muito notáveis. As pétalas se alternam com os estames. O ovário apresenta-se acima do eixo do receptáculo com quatro carpelos e quatro lóculos, cada um com um óvulo.

Fruto: Baciforme, de coloração vermelha. Bagas globosas lisas com sementes duras

Característcas Morfológicas:

Altura de 4-8m, com tronco curto de 30-40cm de diâmetro. Folhas coriáceas, de 8-10cm de comprimento por 3-4cm de largura.

Madeira: Leve, mole, pouco compacta e de baixa durabilidade natural.

Fenologia: Floresce durante os meses de outubro-dezembro. Os frutos amadurecem em janeiro-março.



mantendo a tradição com
dicas e curiosidades

Como preparar o Mate

Coloque uma moeda limpa em uma chaleira e ponha a água para ferver. Preste atenção nos sons.A água está no ponto correto no momento em ...

Continuar lendo


A Cuia

A Cabaça ou Porongo (Lagenaria vulgaris) é uma planta trepadeira, da família Cucurbitaceae presente no norte e nordeste do Brasil, e plantada em quas...

Continuar lendo